Esta página está arquivada. Seu conteúdo não é
atual e ela é mantida apenas para consulta de
informações históricas.
Descrição do produto
Este produto é um documento que pretende contextualizar e orientar as instituições detentoras de dados públicos no processo de disponibilização desses dados de acordo com os princípios de Dados Abertos. As orientações cobrem aspectos gerenciais do processo de abertura, e devem ser utilizadas como instrumento norteador para definição de um conjunto de ações para implantar uma cultura de abertura de dados sustentável, alinhada com os objetivos estratégicos da organização e com as demandas sociais por governos mais abertos.
Desenvolvimento do documento
O desenvolvimento do guia de abertura de dados foi feito inicialmente pelo Ministério do Planejamento com o objetivo de relatar o processo de abertura de dados desenvolvido juntamente com a Dataprev no final de 2010.
O documento se mostrou bem mais interessante que de início, e a disponibilização dele para orientação da abertura de dados nas instituições do governo se faz essencial.
Como forma de divulgação do documento e para agregar contribuições, o documento foi posto em consulta pública no portal de governo eletrônico, no endereço
https://www.consultas.governoeletronico.gov.br/ConsultasPublicas/consultas.do?acao=exibir&id=93.
Seguindo a filosofia de participação aberta e colaboração, defendida em todo o projeto INDA, vários grupos se organizaram para potencializar as contribuições, dessa maneira 3 outras ferramentas "clonaram" o documento oferendo alternativas para contribuição.
O Comitê Gestor da INDA decidiu oficializar as contribuições realizadas pelas ferramentas alternativas de contribuição. Dessa forma a consolidação levará em conta as contribuições realizadas em:
A consolidação das contribuições também está sendo feito de forma colaborativa, e sábado (22/10/2011) um grupo se reuniu para iniciar a consolidação das contribuições.
Documento consolidado
O documento final foi consolidado com a consideração das contribuições após a consulta pública.